1.1 - Podem participar na VI FECITEC-BONFIM, alunos que estão devidamente matriculados no Ensino Fundamental, Médio ou Técnico das redes Municipal, Estadual, Federal ou Particular do município de Senhor do Bonfim e de outras regiões do Brasil.

1.2 - Cada equipe deverá ser composta por pelo menos um professor responsável (orientador) e um aluno. O trabalho submetido para exposição na VI FECITEC-BONFIM deverá apresentar no máximo quatro alunos.

1.3 – Cada grupo poderá ter alunos de diferentes séries e deve ser acompanhado por um ou mais professores.

1.4 - Um professor de uma mesma escola poderá orientar e concorrer com número ilimitado de trabalhos. No entanto, o aluno de uma mesma instituição não poderá concorrer como apresentador em mais de um trabalho, ou seja, pode ter mais trabalhos, mas só deve apresentar um.

1.5 – Caberá ao professor orientador escolher um aluno para ser o responsável pela apresentação do trabalho.

2.1 - A submissão de trabalhos para a exposição na VI FECITEC-BONFIM deverá ser realizada exclusivamente através do endereço eletrônico: http://fecitecbonfim.com.br/submissao.

2.2 – As submissões de trabalhos devem ser realizadas até o dia 15 de outubro de 2018 (23h59min60s).

2.3 – A lista dos trabalhos aprovados estará disponível no site do Evento até o dia 26 de outubro de 2018.

2.4 – O modelo para a submissão de resumo está disponível no seguinte endereço: http://fecitecbonfim.com.br/submissoes/modelo.docx.

2.5 - O resultado dos trabalhos selecionados para a VI FECITEC-BONFIM será divulgado no endereço: http://fecitecbonfim.com.br/submissao.

2.6 – O certificado de apresentação de trabalho será disponibilizado no site.

3.1 - Na Feira serão aceitos trabalhos de nível científico ou tecnológico de tema livre. Tanto no resumo, quanto na apresentação deve ficar evidente como o produto foi desenvolvido ou como a experiência demonstra uma lei, um teorema ou uma experiência química, biológica, física, de agropecuária, etc. utilizando para tal, material barato e que proporcione conhecimento científico, tecnológico ou resolução de problemas para a comunidade.

3.2 - É importante o enfoque da sustentabilidade nos projetos de pesquisa.

3.3 - Atividades que estimulem o empreendedorismo nas ciências e tecnologias também serão aceitas para exposição.

4.1 - Os projetos devem ser submetidos na forma de resumo, constando no máximo uma lauda.

4.2 - Os resumos serão avaliados por membros da Comissão Científica composto por professores e pesquisadores do Instituto Federal Baiano, da UNEB, UNIVASF e outras instituições de ensino da Brasil.

4.3 - Os critérios de seleção dos trabalhos levarão em conta o consenso entre os membros da Comissão Científica, a respeito da estrutura e formatação (organização lógica do trabalho e adequação ao modelo sugerido para o evento), redação (clareza, qualidade ortográfica e gramatical), relevância e principalmente, a contribuição do trabalho para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Além de propostas voltadas ao empreendedorismo ou ao desenvolvimento sustentável da região.

4.4 – Serão selecionados os trabalhos que obtiverem as melhores pontuações, nos critérios de avaliação. Serão selecionados 50 (cinquenta) trabalhos do município de Senhor do Bonfim e 30 (trinta) trabalhos das demais regiões do Brasil.

4.5 - Os trabalhos poderão ser aprovados sem correção, com correção ou reprovados.

4.6 - Os trabalhos aprovados com correção serão encaminhados ao professor orientador, a fim de que as correções sejam realizadas. A equipe que não apresentar as correções em até oito dias após o encaminhamento do e-mail de notificação será desclassificada do evento.

4.7 - Os trabalhos selecionados serão expostos na VI FECITEC-BONFIM e os trabalhos que mais se destacarem serão premiados.

4.8 – Os trabalhos serão divididos em duas modalidades: (I) trabalhos de do Município de Senhor do Bonfim e (II) trabalhos de escolas do TIPNI e de outras regiões do Brasil. Os três trabalhos destaques do Ensino Fundamental e os três trabalhos destaques do Ensino Médio/Técnico de cada categoria serão premiados.

5.1 - Estará habilitado a participar como expositor da VI FECITEC-BONFIM professores e alunos das escolas Municipais, Estaduais, Federais e Privadas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico que desenvolver projeto científico ou tecnológico que permita explicar, aplicar, desenvolver e apresentar observações científicas ou tecnológicas relevantes.

5.2 - As exposições interativas poderão utilizar variadas tecnologias, tais como: projeção multimídia, materiais alternativos, materiais descartáveis, materiais recicláveis ou materiais diversos, para serem manuseados, interpretados ou discutidos com os visitantes. Estes materiais não serão providenciados pelos organizadores do Evento.

5.3 - Em cada exposição, um estudante indicado pelo professor orientador será responsável pela apresentação do trabalho, podendo empregar o uso de cartazes, pôsteres, legendas, protótipos, dentre outros materiais, a critério e de responsabilidade do professor orientador.

5.4 - Cada equipe contará com duas cadeiras, uma mesa e um estande para exposição do pôster e experimento, caso tenha necessidade.

5.5 - Ponto de energia deverá ser solicitado à comissão organizadora no momento da submissão do trabalho, ou seja, no formulário de submissão do trabalho.

5.6 - Os professores orientadores juntamente com os alunos participantes serão responsáveis pela montagem, confecção, transporte, instalação, manutenção e desmontagem dos trabalhos.

5.7 - O Instituto Federal Baiano Campus de Senhor do Bonfim e demais Instituições parceiras não se responsabilizarão por danos ou avarias, acidentes ou extravios de qualquer material envolvido na exposição dos trabalhos, ou seja, os materiais são de inteira responsabilidade dos expositores.

6.1 – Cada categoria de trabalho será dividida em duas modalidades: Ensino Fundamental e Ensino Médio/Técnico.

6.2 – O professor que participar da Comissão Julgadora poderá expor trabalho, mas não concorrerá à(s) premiação da Feira, ou seja, não será julgado.

6.3 – No dia 9 de novembro de 2018 das 7:30h às 8:00h ocorrerá o Credenciamento dos trabalhos que serão apresentados pela manhã. Das 7:30h às 8:15h, os trabalhos selecionados devem ser organizados no local de exposição. Os trabalhos serão expostos das 8:15h às 11:30h (total de 40 trabalhos). No turno vespertino, ocorrerá um novo credencimento e os outros trabalhos selecionados (total de 40 trabalhos) deverão ser organizados nos estandes no intervalo de 12:45h às 13:15h e a exposição dos trabalhos acontecerá no período de 13:30h às 16:30h. Às 17:00h acontecerá a cerimônia de encerramento e a premiação dos trabalhos que se destacarem.

6.4 – Durante a apresentação dos trabalhos, uma Comissão Julgadora irá classificar os três “trabalhos destaques” de cada categoria.

6.5 – A Comissão Julgadora será formada por professores e pesquisadores do IF Baiano, UNEB, UNIVASF, de outras Instituições de ensino e de representantes da comunidade local. A Comissão deverá visitar os estandes munidos de uma ficha de avaliação, a qual será fornecida pela Comissão Científica do evento.

6.6 – A avaliação por parte da Comissão Julgadora (docentes e convidados) obedecerá aos seguintes critérios:

a) Criatividade e inovação;
b) Relevância do trabalho para a sociedade;
c) Conhecimento científico do problema abordado;
d) Clareza e objetividade na apresentação do trabalho;
e) Interação com o público visitante;
f) Empreendedorismo; e
g) Incentivo ao desenvolvimento sustentável.
7.1 - Todos os expositores participantes da V FECITEC-BONFIM receberão certificado. Desde que o trabalho seja apresentado.

8.1 - A premiação será dividida em duas categorias: trabalhos destaques do município de Senhor do Bonfim (três trabalhos premiados para Fundamental e três trabalhos para o Médio/Técnico/Subsequente) e trabalhos destaques do TIPNI e das demais regiões do Brasil (três trabalhos premiados para Fundamental e três trabalhos para o Médio/Técnico/Subsequente).

8.2 - As categorias estão apresentadas nas Tabelas 1 e 2.

Tabela 1: Premiação para os trabalhos destaques do município de Senhor do Bonfim, de acordo com a classificação na V FECITEC-BONFIM
Colocação Fundamental Médio/Técnico
1º Lugar Troféu Certificado de menção honrosa Troféu Certificado de menção honrosa
2º Lugar Troféu Certificado de menção honrosa Troféu Certificado de menção honrosa
3º Lugar Troféu Certificado de menção honrosa Troféu Certificado de menção honrosa

Tabela 2: Premiação para os trabalhos destaques do TIPNI e demais regiões do Brasil, de acordo com a classificação na VI FECITEC-BONFIM
Colocação Fundamental Médio/Técnico
1º Lugar Troféu Certificado de menção honrosa Troféu Certificado de menção honrosa
2º Lugar Troféu Certificado de menção honrosa Troféu Certificado de menção honrosa
3º Lugar Troféu Certificado de menção honrosa Troféu Certificado de menção honrosa

Baixe o regulamento.